Uma obra libertadora - Recicla Leitores

publicado em:2/02/20 10:16 PM por: Bruna Adenice Bruna AdeniceDicas LiteráriasResenha

“A vida é complicada. Por isso é importante encontrar alegria quando se pode” p.122

“Um Caminho Para a Liberdade” é uma leitura instigante e motivadora. Jojo Moyes nos apresenta, a cada página, a força e perseverança de um grupo de mulheres. As personagens são interessantes e carismáticas e, embora se trate de um livro de época, muito do que se retrata ali consegue fazer parte da realidade de muitas mulheres nos dias atuais.

A obra tem uma narrativa ágil e, ao mesmo tempo, bem descritiva o que leva o leitor a sentir as aflições e anseios das personagens. Vale destacar que a autora consegue dar o devido destaque a todas as protagonistas. Cada qual tem sua importância para a história é tudo é muito bem explorado.

Jojo aborda de forma muito inteligente questões sociais de grande importância, principalmente no que se refere ao papel da mulher para a sociedade. Questões envolvendo machismo são colocadas de forma bem realista e, infelizmente, ainda fazem parte da realidade em pleno século XXI.

Racismo, embates religiosos e diferença de classe são outros pontos de grande relevância abordados na obra. Os diálogos são extremamente fortes e acabam por evidenciar o quão forte são as mulheres que protagonizam esse livro.

A premissa da história parte da realidade, na Grande Depressão nos anos 1930 nos Estados Unidos em que bibliotecárias a cavalo tinham um grande papel no tocante a promover o acesso a leitura, principalmente nas populações mais afastadas e carentes da região.

Sem dúvidas, está aí uma grande história. Um texto inteligente e transformador. Vale a leitura!! Ah, e vale salientar na beleza de sua capa. Um livro extremamente bonito, a começar pela capa!!!



A última modificação foi feita em:março 25th, 2020 as 2:23 am


Post Tags

Nascida em Dourados, Mato Grosso do Sul, é jornalista por amor e formação. Desde criança tem paixão pelas letras. Ama o cheiro de livros. Livrarias e bibliotecas são mais que meros espaços, são refúgios. Acredita no poder da leitura e da arte na transformação das pessoas, tanto é que escolheu a licenciatura em Artes Visuais como sua outra formação. Sempre consegue aprender algo novo com uma nova leitura e está sempre procurando boas indicações de leituras.