"Terra dos Homens", a maior inspiração de Hayao Miyazaki - Recicla Leitores
A curiosidade bateu, quando vi Hayao dizer que esta obra é uma de suas maiores inspirações.
Também apaixonado por avião, Hayao visitou os mesmos lugares que Exupery durante as produções de alguns de seus filmes, para ter uma visão aproximada daquele.
O livro descreve acontecimentos da vida do autor enquanto piloto civil. Sobretudo, o episódio mais marcante de sua vida: quando seu avião deu pane em meio ao deserto do Saara. Durante este período, ele teve algumas alucinações, e chegou a pensar que iria morrer. Já neste livro vemos algumas sinais do que viria a se tornar “O Pequeno Príncipe”. Como por exemplo seu amigo Guillaumet. Este, por sua vez, foi apresentado como um homem que aparentava ser rude devido sua profissão, mas não era. Do contrário, enxergava a delicadeza na aviação. Ele não indicava os perigos no mapa, indicava as belezas que ele precisaria notar quando voasse. Num tom um tanto ingênuo lembra o príncipe. O estilo de escrita também, transformando o episódio traumatizante em um momento filosófico de questionamentos em sua vida.
Já Hayao, pôs em seus filmes momentos que foram criados tendo Exupery como base. Nausicaä, Kiki, Castelo no Céu, Chihiro, Vidas ao Vento, Porco Rosso (…) todos têm cenas inspiradas na aviação, da qual Hayao chamava de “a beleza da vida vista de cima”.