A revolução dos bichos de George Orwell - Recicla Leitores
Nome: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Páginas: 152
Editora: Companhia das Letras (10 de Janeiro de 2007)
George Orwell: Considerado um dos melhores cronistas ingleses do século XX, dedicou-se a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos, crítica literária e poesia. É mais conhecido por “1984”, um romance distópico, e “A revolução dos bichos”, uma novela satírica.
Trata-se de uma revolução encabeçada pelos animais da Granja do Solar contra a exploração que são submetidos. O ideal de igualdade e cooperativismo proposto pela revolução logo se perde e temos a sobreposição dos porcos, grupo mais “audacioso” e “esperto”, sobre os demais bichos instituindo, assim, um regime opressivo e tirano.
A leitura, em alguns momentos, torna-se pouco fluida e temos a sensação de que as coisas demoram a acontecer. Contudo, o livro retrata muito bem o contexto histórico em que foi escrito e é capaz de transcender a ditadura stalinista, que o inspirou, e se tornar presente nos dias de hoje como uma das mais fantásticas fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.
Major é a personificação de Karl Marx, enquanto Napoleão, é a de Stalin. Isto dá um “toque” diferenciado à narrativa e faz com que o leitor se veja comparando as metáforas usadas com aquilo que, em algum momento, estudou nas aulas de História.
Enfim, a leitura deste livro, ainda mais nos tempos que estamos vivendo, faz-se necessária e é capaz de provocar (e instigar) questionamentos acerca de nossa sociedade e de, até que ponto, é bom “mudar isso tudo que tá aí, talkei”.
No site da Amazon você encontrará o livro resenhado pela Ana Carolina Paschoal. 😍
Quer frete rápido e grátis para esse livro e muitos outros? Acesso aos melhores filmes e séries? Acesso a centenas de eBooks e revistas? Clique aqui e experimente o Amazon Prime por 30 dias grátis. 🤗 (Após o período de 30 dias apenas R$ 9,90/mês)