Poucos conhecem a verdadeira história da criação da Feira da Providência.
Há 50 anos Dom Hélder Câmara fundava o Banco da Providência no intuito de prover ações de maneira articulada e convergentes com as políticas públicas no intuito de reduzir a desigualdade social, promover e defender os direitos humanos de jovens, adultos e famílias residentes em comunidades carentes do município do Rio de janeiro.
A Feira da Providencia hoje é a maior fonte de captação de recursos, por meio de patrocínios empresarias, venda de espaço e bilheteria. É considerada um dos principais eventos sociais da cidade, por sua longevidade e pelo publico que atrai anualmente. A Feira viu crescer gerações de famílias cariocas que têm com este evento um caso de amor e cumplicidade.
Este ano de 2012 a Fundação Educar da Empresa DPaschoal esteve presente para levar o incentivo a leitura a todos que visitaram a feira. Abrindo espaço para que alguns projetos pudessem contribuir com as suas experiências num mesmo propósito, como foi o caso do Gol de Letra e Recicla Leitores.
O Recicla Leitores honrado não só com o convite, mas pelas doações (livros) realizadas pela Fundação durante o ano retribuiu em forma de contação de história, levando a contadora de histórias e parceira Gisela Macedo do Agitos Criativos, para encantar as crianças com as suas histórias.