O Castelo Animado - Livro vs Filme - Recicla Leitores
Pra quem curte fantasia, aqui vai uma indicação.
Assisti ao filme e li o livro parando em alguns capítulos e vendo algumas cenas. Experiência bem imersiva. O filme é bastante fiel até a metade, depois vem as diferenças. Hayao toma um rumo próprio, ele tem suas características (inclusive nos enche os olhos com cenas lindas).
Eu tentei associar o livro à alguma fantasia clássica do século XIX (que na minha opinião é o auge da literatura fantástica), pode aproximar pelo cenário, mas não pelos personagens. Michael (que no filme ficou Markl) e Calcifer são personagens extremamente carismáticos (eu diria que até mais no filme). A protagonista Sophie apresenta uma compaixão admirável. São lindas suas atitudes e em certos momentos chega a parentar ingenuidade.
Algumas cenas do filme ficaram bem mais bonitas do que eu imaginei quando li. O que me fez pensar: “eu queria que o estúdio Ghibli desenhasse meus sonhos”.
Sophie iniciou sua jornada em busca da juventude roubada (literalmente) e no decorrer da trama descobre que ainda é jovem, por mais que não perceba, e sua compaixão é imensa.
“o coração é um fardo pesado.”