Personagens femininas que inspiram - Recicla Leitores
Comemoramos ontem o Dia Internacional Da Mulher e, a cada dia que passa, tem se notado a conquista de espaço das mulheres em diversas áreas e, obviamente, isso não tem sido diferente no âmbito literário seja por meio das escritoras ou até mesmo grandes personagens femininas da ficção.
Coincidência ou não, as três das minhas leituras do mês passado trazem consigo importantes personagens femininas, que fizeram toda a diferença em suas respectivas histórias.
Essas três maravilhosas obras têm em comum não somente personagens determinadas que defendem a importância dos livros como também mostra a força de mulheres a frente de seu tempo.
Um Caminho Para a Liberdade
“Um Caminho Para a Liberdade”, de Jojo Moyes é o tipo de obra que te cativa “de cara”. Nunca havia lido nada da autora e acabei me rendendo a essa obra após ver diversas recomendações de booktubers que acompanho. E sim, o livro é realmente primoroso.
Temos aqui cinco mulheres de fibra protagonizando essa história. Todas elas enfrentam toda uma sociedade movida a preconceitos para manter o projeto da biblioteca a cavalo em um cenário do Kentucky rural pós-Depressão americana.
Destaco aqui a jovem Alice, que casa-se muito jovem e após uma série de situações acaba tendo coragem para sair de um casamento frustrado em que o marido a trata com desdém enquanto o sogro tenta controlar cada passo de sua vida. É em meio a dor de uma agressão física que Alice encontra suporte para lutar por si e enfrentar todos os dilemas que uma mulher separada enfrenta, principalmente na época em que a obra se passa.
Saiba mais sobre Um Caminho para a Liberdade: https://reciclaleitores.com.br/uma-obra-libertadora/
Margery também é figura importante desse livro. Essa também enfrenta situações de preconceito principalmente por manter um relacionamento sem ser casada e, principalmente, por ser uma das líderes da biblioteca a cavalo. Suas ideias feministas e a frente de Seu tempo causaram estranheza e repulsa nos homens mais conservadores, defensores ferrenhos da “moral e bons costumes”, mas que concordavam em castigar suas esposas a fim de colocá-las na “linha”.
Sofia, uma bibliotecária negra mostra aqui o preconceito racial, especialmente porque as biblioteca a eram proibidas de serem frequentadas, e muito menos ser local de trabalho das negras. Um absurdo!!!!
Mas engana -se quem pensa que essa é uma daquelas histórias melodramáticas repleta de lágrimas. Pelo contrário, “Um Caminho Para a Liberdade” traz emoção e, ao mesmo tempo, reflexão, autoestima e doses de humor para retratar seus acontecimentos.
“A vida é complicada. Por isso é importante encontrar alegria quando se pode” p.122
Fahrenheit 451
Ray Bradbury é o autor de uma das mais aclamadas distopias da história. Nesse livro, temos um governo extremamente totalitário cujo propósito é alienar as pessoas, proibindo principalmente a leitura de livros. Aliás, a função dos bombeiros nessa obra era justamente a de QUEIMAR LIVROS!!!
As coisas começam a mudar de fruta quando o bombeiro Guy começa a conversar com sua vizinha Clarisse, uma adolescente de dezesseis anos que tem uma percepção de vida totalmente oposta a da época, o que gera um conflito na forma de Guy encarar sua profissão.
Clarisse é importante para essa história por mostrar ao protagonista uma nova forma de ver a vida. Ela exala força, tem entusiasmo e, em meio a um mundo superficial em que coisas têm mais relevância que pessoas, a adolescente vem nos mostrar que o fundamental mesmo é o contato humano e a valorização do que é simples, como apreciar a natureza a nossa volta. Está aí uma personagem que traz lições não somente para Guy mas para todos nós!!
Por quê “Fahrenheit 451” é uma leitura necessária?: https://www.momentumsaga.com/2014/07/por-que-voce-deve-ler-fahrenheit-451.html?m=1
A Menina que Roubava Livros
“Algumas pessoas passam por sua vida, outros a acompanham até que não lhes seja mais possível, outro estão mais perto do que parecem.“
E Liesel Meminger, qual a lição dessa personagem para nossa vida? Difícil destacar apenas uma. “A Menina que Roubava Livros” sempre teve uma vida difícil, mas ainda assim, não deixou o entusiasmo para enfrentar os problemas.
Valores como lealdade, persistência, amizade e força de vontade fazem parte de Liesel. A personagem nos ensina que, mesmo em meio às adversidades, vale a pena lutar e sempre surtar seus objetivos. Mesmo em meio a um cenário de guerra, Liesel conseguiu absorver o “lado bom” das coisas. Aprendeu a ler, escrever, fez amigos, desafiou as regras impostas no período da guerra… Fez diferença!!!!
A história de Liesel tem uma riqueza tão grande que ganhou até uma belíssima adaptação para o cinema. É, ela poderia ter ficado à sombra da tristeza se lamentando mas preferiu cativar bons relacionamentos que a fizeram uma pessoa melhor e, além disso, a personagem nos mostrou quão encantador é o universo da leitura.
E você? Se lembra de outras grandes personagens d universo literário??? Que tal olhar outras dicas abaixo??? Uma melhor que a outra!!!!!